Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Nesta quinta-feira (18/05) caminhada de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. FAÇA BONITO, PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES!


A Prefeitura de Tutóia-MA, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, em parceria com o Centro de Referência Especializada da Assistência Social e Conselho Tutelar, realizará nesta quinta-feira (18/05), uma caminhada de abertura da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Programação: 


7:30 h - Concentração na praça Getúlio Vargas; 

8:00 h - Caminhada até a praça de eventos. Culminância (Palestra sobre o 18 de maio, orientações sobre formas de denunciar com a participação do conselho tutelar e demais equipes das secretarias e exposição do trabalho desenvolvido pelos alunos durante a semana, com a confecção das flores amarelas.)


Mobilização para a data

O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

De autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES) – presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000.
Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

Símbolo

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.

Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes.

Chamada

O slogan Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescente quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Lei

Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil

Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Secom


Nenhum comentário:

Postar um comentário