Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de maio de 2017

ÁGUA DOCE-MA: Primeiro encontro para criação do Plano de Saneamento Básico é realizado e Estrada que liga Sede do município ao povoado Coqueiro é iniciada


Água Doce do Maranhão, é uma das 5570 cidades do Brasil que de acordo com a Lei nº 11.445, de janeiro de 2007, deve criar o seu plano de saneamento básico. Para estabelecer as diretrizes gerais e a política federal de saneamento básico.

No último sabado (29/04) aconteceu na câmara municipal de vereadores o primeiro encontro, organizado pelo diretor de departamento de turismo do município. Para a criação do Plano de Saneamento Básico de Água Doce do Maranhão.

Um dos princípios fundamentais dessa lei é a universalização dos serviços de saneamento básico, para que todos tenham acesso ao abastecimento de água de qualidade e em quantidade suficientes às suas necessidades, à coleta e tratamento adequados do esgoto e do lixo, e ao manejo correto das águas das chuvas.

Os planos são instrumentos indispensáveis da política pública de saneamento e obrigatórios para contratação ou concessão dos serviços.

A política e o plano devem ser elaborados pelos titulares dos serviços, que são os municípios individualmente ou organizados em consórcio, e conforme a lei, essa responsabilidade não pode ser delegada. A grande maioria dos municípios brasileiros ainda precisa iniciar esse processo.

Para o Diretor do departamento de Turismo, Genilson, a elaboração do Plano de Saneamento Básico é uma oportunidade para que toda a sociedade águadocense possa conhecer e entender o que acontece com o saneamento de nossa cidade, e discutir as causas dos problemas e buscar soluções. Juntos, população e poder público que estabelecerão metas para o acesso a serviços de boa qualidade e decidirão quando e como chegar à universalização dos serviços.

Neste primeiro encontro, participaram o secretário de Administração Emídio Caldas, o Diretor departamento de Turismo Genilson, secretário de Obras Chagas Vilar, Chefe de Gabinete Cláudio, secretária adjunta de assistência social Cleide, secretária adjunta de Agricultura e pesca Marilene e populares da sociedade Civil.


   

   

“Um sonho que está se tornando realidade”



A prefeitura municipal de Água Doce-MA deu início na última semana, a estrada vicinal que liga a sede do município ao povoado Coqueiro na zona rural, que está sendo feita com recursos próprios da prefeitura de Água Doce.

"Na verdade essa estrada é um sonho de anos, que estamos vendo acontecer no governo da jovem prefeita Thalita Dias.’’ disse O senhor Francisco morador da região.


"Estamos felizes por podermos realizar o desejo de todo um povoado, de toda uma região que clamava há muito tempo pela tão importante estrada, com a estrada vai melhorar significativamente o tráfego de veículos, como motos e carros, e também o transporte de produtos oriundos da pesca e agricultura de subsistência para a comunidade.” Declarou o líder político Eliomar Dias que esteve no local representando a prefeita Thalita Dias, pois a mesma estava na capital São Luís cumprindo uma agenda de compromissos.

Após anos de espera, a população do Coqueiro vê um sonho se tornar realidade. Desde que assumiu a prefeitura, Thalita Dias, não tem medindo esforços para cumprir com seus compromissos firmados a população aguadocense. 



(ASCOM - Edu Santos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário