CASA BELA - MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS

Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de maio de 2017

1º Encontro dos Pescadores e Pescadoras da Resex (Reserva Extrativista) é realizada nas Ilhas Canárias

Ministro do Meio Ambiente Sarney Filho com o Secretário Adjunto de Articulação Política Ednaldo Neves

O Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, esteve na Ilha das Canárias, participando do 1º Encontro dos Pescadores e Pescadoras da Resex (Reserva Extrativista), que aconteceu no último sábado (13). O prefeito de Araioses, Dr. Cristino, anfitrião do evento esteve presente, juntamente com Ednaldo Neves, secretário adjunto de Articulação Política, que na ocasião representou o Governo do Estado. 

Na Resex Marinha Delta do Parnaíba, criada em 2.000, vivem hoje aproximadamente 2.800 famílias espalhadas nas ilhas que ficam dentro dos limites da área protegida. A Resex foi criada para proteger os meios de vida, a cultura das populações da região, assegurar o uso sustentável e a proteção da riqueza biológica e genética, caracterizada por manguezais, restingas, caatinga litorânea, carnaubais, dunas, praias e lagoas, que abrigam uma fauna rica e diversificada, algumas ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas marinhas, mero, cavalo marinho e aves costeiras migratórias e residentes.

Além da pesca e da cata do caranguejo (especialmente do caranguejo-uçá), os moradores das comunidades praticam outras atividades tradicionais como a coleta de mariscos, retirada da carnaúba, aproveitamento de frutos, agricultura familiar e artesanato.


Informações Ascom-MMA/edição Neto Pimentel


Nenhum comentário:

Postar um comentário